Reflexões

[20/11] - Dia da Consciência Negra!

Venham ler mais uma notícia da coluna Reflexões!

Por Roudryy, Equipe do Diário - Postado em 22/11/2022


Contexto histórico: 

Dentro do vocabulário informal existente em um dicionário fictício, podemos observar diversas palavras que fazem apologias negativas de forma implícita na sociedade, quando citadas. Essa perpectiva não só revela um certo comodismo, mas traz a sensação de culpa como algo desculposo, protuberando alguns momentos mais leves, contraditório ao peso de um momento desagradável que tampouco deve ser absolto. 

O dia 20 de novembro é marcado pela morte de Zumbi dos Palmares que após morrer cruelmente, foi denominado como símbolo de resistência negra. Não trata-se de festa ou comemoração. Mesmo com diversas conquistas inclusivistas ou algumas leis criadas, sonegar a prática de discriminação ou as diversas ondas de preconceito é uma realidade atípica, principalmente no país que mais registra atos como esse. 

No contexo histórico, o Dia da Consciência Negra faz alusão a conquista dos direitos às pessoas negras no mundo. Entretanto, é válido salientar que para esse fato histórico ser oficialmente anunciado, o combate contra práticas escravistas rendeu a perca de diversas pessoas influentes, que como forma de tentar lutar, quebravam o silêncio manifestando-se, uma vez que na época era terminantemente proibido se opor. 

Ainda há marcas espalhadas como forma de raizes no âmbito hodierno, onde parte da população mantém o pensamento antiquado, preconceituoso e racista, análogo às pessoas "de bem" da época, a qual mantinham todos os pertencentes a outra cor, trabalhando de forma inadequada e insalubre em quaisquer meio que os beneficiassem em troca de moradia e comida, o que não passavam de falácias. 

A escravidão teve seu inicio no Brasil, em 1530 e dentre todos esse anos de guerra e resistência, foi somente em 1888 que teve seu fim marcado oficialmente no país, mais especificamente, em Fortaleza (Ceará), onde o papel fundamental de Francisco José do Nascimento contribuiu para que o estado, fosse o primeiro de toda nação a abolir o exercício dessa prática atroz e sanguinária. 

Com o passar do tempo, cada vez mais os negros estão sendo inclusos na sociedade, algo que já deveria ter sido 'adquirido' há decadas. Hoje existem diversas leis que corroboram a favor dos direitos dos mesmos, tendo mais apoio moral e até mesmo físico para quem uma vez, seja capaz de tentar reviver o passado. Esse hábito revela que o Brasil está em constante evolução economica e social. 


Algumas curiosidades sobre o Dia da Consciência Negra: 

1- As pessoas negras são consideradas as mais pobres de acordo com os pensamentos atuais; 
2- Apenas um em cada dez alunos de escolas privadas, é negro;
3- As pessoas negras desde 2019 ocupam a maior taxa de aproação em Universidades públicas;
4- Mulata, magia negra, ovelha negra, nenegrir, negrinha, tição, morena, entre outros, são termos racistas; 
5- Alguns nomes de doces típicos são racistas, como o caso da "Teta de Nega".
6 - Preto ou Negro são os termos corretos, desde que usados de forma confortável e representativa.

Black Lives Matter (Vidas Negras Importam):

Movimento ativista em que diversos apoiadores das vidas negras, saem nas ruas como forma de protesto ao ato covarde da polícia que resulta na morte de pessoas com a pele escura. 

Ativista Martin Luther King:

Assassinado em 1968, lutou a favor dos direitos humanos, especialmente à segregação racial.

Vamos jogar um jogo? 

É um Quebra-Cabeça! Caso você consiga descobrir com o menor tempo, ganhará uma surpresa!
O jogo estará válido até o dia 23 de Novembro, 2022 às 21:00. Boa sorte!

Observação sobre o jogo:

O jogo teve seu fim como o prometivo, após utrapassarmos o prazo estabelecido, tendo como campeão, o Sargento -TonyTonyC com incríveis 7 minutos e 17 segundos

 

  A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar. 
- Ativista Habbin Luther King. 

 


 Este país foi construído em cima da escravização de um povo, e esse povo tem cor, tem RAÇA.
- Socióloga Habbrielle Franco.


 


Notícia feita pelo Fotógrafo, Colunista e Jornalista Roudryy



Capitão do Exército Brasileiro, Roudryy. 


Leia também:


Compartilhe esta notícia!


É necessário fazer o login para comentar esta notícia. Faça login ou cadastre-se.